Às vésperas de mais um réveillon a maioria de nós dedica alguns instantes para as reflexões sobre o que fomos e realizamos no último ano, o quem desejamos nos tornar e as mudanças que queremos promover em nossas vidas no ano que está por vir.
Fazemos as conhecidas “promessas” de fim de ano, nos propomos várias metas e esperamos cumprir o checklist ao longo dos meses e, dessa forma, modificar aspectos em nossas vidas.
E o que a psicoterapia tem a ver com isso?
Em primeiro lugar é importante deixar claro que ir ao psicólogo e fazer psicoterapia é para todos! Sim, todas as pessoas e todas as idades – Psicólogos também têm seus próprios psicólogos! Psicoterapia é para todas as pessoas e pode ser um valioso recurso de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal em diversos momentos da vida. Afinal, é absolutamente normal se sentir ansioso, confuso, em conflito nas relações pessoais (familiares, amorosas, profissionais) e fazer a si mesmo questionamentos. Isso não significa que tenha algo de errado com você, mas sim que você é uma pessoa como qualquer outra, em constante desenvolvimento e que experimenta situações, emoções e desafios em sua condição humana.
Assim como outros profissionais da área de saúde são habilitados a cuidar do nosso corpo, o psicólogo encontra-se apto para cuidar e tratar da nossa saúde mental e emocional.
Procurar um psicólogo não é um sinal de fraqueza. Pelo contrário! É preciso ter força, coragem e maturidade emocional para reconhecer que é o momento de buscar ajuda profissional e decidir encarar de frente os problemas e aceitar o desafio de se transformar. Transformar-se em sua melhor versão, só que mais saudável, desenvolvida e consciente de si mesmo e de suas próprias emoções e atitudes.
Neste sentido, a psicoterapia pode contribuir para as suas propostas de mudanças de ano novo. Afinal, cá entre nós, a única mudança que irá acontecer do lado de fora é a data do calendário. A mudança real que irá de fato transformar nossas vidas acontece do lado de dentro, através da consciência de si mesmo e a partir desta conquista, as mudanças que seremos capazes de promover em nossas vidas e no mundo a nossa volta.
A psicoterapia produz inúmeros benefícios de aspectos subjetivos e, consequentemente, uma melhora significativa na qualidade de vida.
Pelo processo psicoterápico a pessoa tem a possibilidade de fazer escolhas mais saudáveis para sua vida a medida que é capaz de identificar e modificar os seus padrões de comportamentos disfuncionais e construir outros mecanismos mais saudáveis e funcionais, gerando assim mudanças em sua vida.
O melhor investimento sempre será em nossa saúde.
Invista em você.
Feliz novo ano!
#porumavidamaissaudavel