A Campanha Janeiro Branco idealizada pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, nasceu em 2014 em Uberlândia (MG). Este ano em sua 5ª edição a Campanha vem ganhando força e crescendo pelo país e pelo mundo – como nos EUA (Boston), Japão, Portugal e África (Luanda). Através de milhares de psicólogos, demais profissionais da área de saúde e cidadãos interessados em apoiar e divulgar a ideia de cuidados com a Saúde Mental/Saúde Emocional da sociedade são realizadas atividades de divulgação a partir da proposta em Psicoeducação com a população.
Necessidade de cuidados com a Saúde Mental/Saúde Emocional
Pesquisas realizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Mistério da Saúde apontam uma quantidade crescente de casos relacionados ao adoecimento populacional referente às questões de Saúde Mental e Saúde Emocional em todo país. De acordo com dados recentes da OMS (2017), a população brasileira apresenta o maior índice de casos de depressão na América Latina, o maior índice de casos relacionados a transtornos de ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul. “Com altos os índices de violência, criminalidade, suicídios, dependência química, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, emocional, comportamental e relacional dos indivíduos da nossa sociedade”.
Fonte: http://janeirobranco.com.br/
A partir da proposta da Campanha Janeiro Branco as pessoas são convidadas a pensarem sobre as suas condições sociais e psicológicas, as qualidades das suas emoções, dos seus sentimentos, dos seus pensamentos, dos seus relacionamentos e como se sentem em termos de Saúde Mental e Emocional. Vivemos em tempos de grave adoecimento emocional da humanidade (depressão, suicídio, violência, transtorno de ansiedade, estresse, uso de substâncias químicas, transtornos de comportamento crescentes em todo o mundo), uma campanha dedicada à promoção de Saúde Mental e à educação emocional da sociedade revela-se como um serviço de Utilidade Pública em nome do bem-estar psíquico e do desenvolvimento humano e social.
Através da Campanha Janeiro Branco pretendemos estimular a criação de uma ‘cultura da saúde mental’ no mundo e, ao mesmo tempo, difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional como um estado de equilíbrio – individual e coletivo – sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para mobilização pelo fato de que, por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos e, a cor branca, porque, também simbolicamente, queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida – Leonardo Abrahão.
Faça parte desta Campanha você também!
Informações e materiais pelo site http://janeirobranco.com.br/.
#AuroraPsicologia site
#PsicologiadoFuturo
#Psicoterapiaparatodos
#EuSouJaneiroBranco
#janeirobranco #janeirobranco2018
#quemcuidadamentecuidadavida
#saudemental
#porumaculturadasaudemental